Enxovais são distribuídos entre gestantes

Kit vai ajudar no momento decisivo da gestação
Ascom/Wagnevilton Ferreira

O prefeito Almir Melo participou, na manhã desta quarta-feira (27), na sede do Centro de Referência e Assistência Social (Cras), da entrega de 40 kits de enxovais para as gestantes assistidas pelo Cras. A ação é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Canavieiras, por meio das secretarias da Saúde e da Assistência Social e as Voluntárias Sociais da Bahia.

A secretária da Assistência Social, Vanessa Leite, falou sobre a o projeto Vida no Ventre, que consiste em ações socioeducativas voltadas às gestantes – até o oitavo mês de gravidez - em situação de vulnerabilidade social. “Enviamos esse projeto às Voluntárias Sociais e fomos beneficiados com os kits. São dois encontros mensais, nos quais são prestados esclarecimentos sobre cuidados com o bebê, qualidade de vida, e outros temas relacionados à essa fase tão especial na vida da mulher”, disse a secretária.

Na ocasião, a secretária da Saúde, Roberta Barros, ressaltou a importância da parceria entre as duas secretarias na conscientização e melhora da qualidade de vida da mãe e do bebê. “As palestras e orientações dadas pelos nossos profissionais incentivam a realização do pré-natal e a redução dos indicadores de morte materna e neonatal. Foi uma surpresa agradável constatar que também vieram gestantes atendidas nas Unidades de Saúde da Família do interior, demonstra a abrangência do projeto.”, explicou Roberta.

O prefeito Almir Melo destacou que tem realizado um trabalho em conjunto e de qualidade para cuidar melhor das pessoas. “O que mais me entusiasma ao administrar a nossa cidade é justamente poder melhorar a vida de quem realmente precisa, e as crianças são parte fundamental disso. Por isso, estamos cuidando delas desde o ventre até a escola. Quero parabenizar a secretária Vanessa Leite por tratar com respeito e dignidade as nossas gestantes”, disse o prefeito.

Antes da entrega dos kits, foram realizadas palestras abordando o tema gravidez e gestação, com a psicóloga da Rede Municipal da Saúde, Lucinda Melo, a enfermeira Helma Valiense, coordenadora da Atenção Básica e as assistentes sociais do Cras, Ana Angélia e Fernanda Rocha. Logo após, o recreador Franklin Menezes promoveu dinâmicas em grupo com as gestantes, que em seguida se serviram de um farto café da manhã. Os kits são compostos por itens como banheira, sabonete, fraldas de pano e descartáveis, chupeta, mamadeiras, talco, colônia, algodão, manta, entre outros utensílios.